quinta-feira, 18 de junho de 2009

Resumo do livro Frankestein, escrito por Mary Shelley

Resumo do livro Frankenstein

Victor Frankenstein era um rapaz inteligente desde criança. Ele tinha paixão por ciências naturais e estudava tudo sobre o assunto. Depois de muitos anos de estudo, ele resolveu que queria fazer algo que fosse memorável para a humanidade, algo nunca feito antes: construir um ser humano sem utilizar esperma ou óvulos. Para muitos, isso era um sonho impossível, mas não para Victor, ele tinha uma enorme ânsia e vontade para com isso. Durante meses vasculhou cemitérios recolhendo órgãos para realizar sua façanha.
Durante todo o seu projeto, ele afastou-se completamente de sua vida social; família e amigos não tiveram qualquer importância. Após aproximadamente dois anos de um trabalho árduo, Victor finalmente conclui sua criatura, mas assim que ela acorda, ele se assusta com o monstro que criou. Ela era tão horrenda que o único impulso do criador foi ir para longe o mais rápido possível.
Passado este episódio, a criatura começa a atormentar Victor fazendo aparições esporádicas em sua casa.
Certo dia, ela (a criatura) resolve desaparecer e ir para a floresta, onde não tinha dificuldades para encontrar comida e, no meio desta floresta, encontrou uma casa com um celeiro ao lado. A criatura passou muito tempo nesse celeiro observando a família que morava na casa. Com a família, aprendeu a falar, ler, ter sentimentos e ser uma pessoa íntegra. Não apenas um monstro.
Depois de muito tempo observando essa família, a criatura decide falar com o senhor da casa, dizer que o amava e que queria ter uma família para chamar de sua.
O velho se assusta, mas não consegue vê-lo, pois era cego. Porém, ao chegarem em casa, seus filhos vêem aquela cena estranha e acuam o monstro para fora da casa devido à sua tamanha feiúra.
Sentindo-se rejeitado, até mesmo por seu criador, a criatura vai embora do celeiro para começar a matar os entes queridos de Victor, para que assim ele sinta a mesma dor que ele sentia por não ter uma família. O primeiro a ser atacado pelo monstro foi William, o irmão mais novo de Victor. Ao receber uma carta de seu pai, Victor volta à sua terra natal, Genebra, para velar o irmão falecido.
Enquanto passeava pelas montanhas ele encontrou sua criatura, que estava completamente diferente desta vez: muito mais articulada do que quando Victor a abandonou. Ela diz que pretende sair da vida de Victor e de todos os seres humanos, mas com uma única condição: que ele construa uma fêmea para ela.
Mesmo muito relutante Victor aceita a condição imposta pelo monstro.
Retornando à sua família, ele encontra Elizabeth, uma amiga de infância a qual sempre amou e a pede em casamento.
Logo após isso, ele volta com seu amigo Clerval para a Inglaterra e de lá vai para uma ilha onde começa a construir a fêmea para sua criatura, porém assim que começa seu novo projeto, ele resolve cancelá-lo com medo de que assim ele crie uma geração de monstros que assombrem a humanidade.
O monstro descobre o descumprimento do acordo e fica tão furioso que mata Clerval.
Victor é incriminado pelo assassinato, mas consegue provar que não foi o autor e assim volta para a sua família em Genebra e mesmo com medo de que o monstro tente matar Elizabeth, eles se casam. No mesmo dia vão para a lua de mel e na noite de núpcias, enquanto Victor sai para vigiar o lugar, o monstro aparece e estrangula a esposa de seu criador.
Desolado, Victor volta para casa e conta a notícia ao seu pai, que fica tão chocado que adoece e morre. Sem mais nenhum parente, Victor resolve ir à caça ao monstro. As pistas seguidas o levam ao Pólo Norte quando encontra um navio que o resgata, pois ele se encontrava com uma aparência muito doentia.
Victor, mesmo muito fraco, consegue contar sua história ao Capitão do navio e logo depois morre. O Capitão se surpreende ao encontrar a criatura dentro da cabine do navio chorando pela morte de seu criador. Ela promete continuar seguindo ao Norte e de lá não voltar mais, dando paz a todos os seres humanos.

162 comentários:

  1. gostei do resumo
    me ajudou demais.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. kkskksjkdsjjscnjkscnjsnccds jc jncsjbsjabjsbjsnbvjnjsvknkjnjs

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. pq vc coloca kk em comentario , otario

      Excluir
    4. Porque existe livros de português?

      Excluir
    5. Estranhei a versao li o livro frankenstein de ruy castro e a historia nao era exatanente assim !

      Excluir
    6. Mas esse resumo é do livro da Mary Shelley não do Ruy Castro

      Excluir
    7. Não me ajudou em nada mas obrigado

      Excluir
    8. 24 de junho de 2015 16:28
      pq diabos aguem le o livro e o resumo dele pq n tem desfaicho

      Excluir
    9. como q nn tem desfecho caramba. o cara mata todo mundo e se mata

      Excluir
    10. Adorei o teu resumo! Simplesmente perfeito, acredito que o livro deva ser fantástico, assim como o resumo, já que o livro trata sobre a história completa em todo o seu esplendor. :) Obrigado pela sua ajuda! Espero que consiga ver este comentário, mesmo após 12 anos da publicação do conteúdo. Beijos e abraços. (✿◡‿◡)

      Excluir
  2. muito bom, eu li o Livro e realmente é isso mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só faltou uma parte a que ele se suicida

      Excluir
    2. no livro ele nao dis ke se suicida

      Excluir
    3. pq diabos aguem le o livro e o resumo dele

      Excluir
    4. as vezes as pessoas leem e para ter total certeza dos fatos escritos elas leem de novo, mas outras, como esta, opinam por ver resumos que são rápidos e conseguem dar a certeza para a pessoa. Espero que eu tenha respondido :)

      Excluir
    5. Ou porque tem trabalho de escola kkkkk

      Excluir
    6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK OLHA O RICARDO AE

      Excluir
    7. ne vei porque tem trabalho d escola rsrsrsrrs

      Excluir
    8. Nesse resumo, fala que mataram todos os parentes de Victor, porém Ernesto não morre, que é um dos parentes de Victor

      Excluir
    9. Esse livro é o atualizado verde ou é o outro?

      Excluir
  3. mtoo perfeitoo ;** ameii super super :D

    ResponderExcluir
  4. adorei esse resumo muuito bem feito!

    ResponderExcluir
  5. briiigadãO ae . vo tem que faze uma prova desse livro , e nem o li . xD

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito, tenho prova sobre esse livro agora.

    ResponderExcluir
  7. valeu mano
    tou num trabalha q tinha q ler
    espero q me ajude mesmo
    abrassos amigo
    e a historia eh boa mesmo hein
    me sigam no twitter pra gente se falar mais galera!

    @chouzito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitado de voce nao ganhou nenhum seguidor até hoje
      huehuehuehue

      Excluir
    2. ganhou 412 haters



























































































































































































































































































































































































































































































      olhe pra trás sua mãe ta com chinelo na mão

      Excluir
  8. ME AJUDOU MUITO A FAZER UMA REDAÇÃO.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  9. Esse resumo me ajudou muito para fazer uma prova valeu mesmo.A o livro é nota 10 muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  10. * walleu mesmo isso me ajudou bastante se num fosse vcs eu tava farrada

    ResponderExcluir
  11. Adoreii esse resumo me ajudou muito,tinha q fazer um trabalho sobre esse livro e nem li ainda nada delle
    Valew pessoal,♥♥

    ResponderExcluir
  12. muito massa gostei mt , incrivel , parabens ..S2

    ResponderExcluir
  13. me ajudou mito esse resumo eu precisava para fazer o rabalho e tinha q ler o livro tava com preguisa kk valeu

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada! Estava doida para encontrar esse resumo!

    ResponderExcluir
  15. Muiito obrigada, me ajudou a estudar ;D

    ResponderExcluir
  16. Valeu ae, eu tinha começado a ler o livro, mas não tava sacando quando o Victor aparecia, esse resumo me ajudou a entender melhor :D

    ResponderExcluir
  17. Manow tenhu uma prova pra esse livro...
    MAnow esse resumo fico mt bom..
    Esse resumo salvo meu ano de estudo :D Vlw
    Bom Trabalho. .. Continue assim.

    ResponderExcluir
  18. Legal, parabéns pelo resumo.
    Mas, não sei qual a versão lida.
    Eu ouvi o original em audiobook, acho que narrado lá, na época da publicação, e no final o "monstro", pelo que entendi, acho que ele se mata, pois depois da morte de seu mentor, o "monstro" se atira no mar.
    Sei lá; de repente o "monstro" é um exímio nadador! rs...
    Quem sabe?
    Abraços,
    Kiko.

    ResponderExcluir
  19. obg me ajudol muito no meu trabalho pow faleu

    ResponderExcluir
  20. Kim??? é tu é safado? u-u é o edilberto aki u-u nem leu o livro né? kkkkkkkkkkkkk eu tbm nao ushaushaushas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamo junto nesa ae eu nem li o livro.

      Excluir
    2. seus bobos ,a leitura é o melior passatempo de todos !E o livro éh o melior amigo dos espertus .tenque lêr pára ficár enteligente

      Excluir
  21. Parabéns muito bem escrito, você podia ser escritor(a)!!!

    ResponderExcluir
  22. esse resumo foi o melhor que eu ja vi

    ResponderExcluir
  23. vlw mesmo,me ajudou mt tenho uma prova oral desse livro amanhã e naum tinha termunado d ler obg :3

    ResponderExcluir
  24. Perfeito o resumo,porém o monstro se mata. Após dizer que vai para o extremo norte ele tmbm diz que lá deve morrer longe de todos para não fazer mais ninguém sofrer e também não sofrer mais. (não necessariamente com essa palavras) mas é isso ;D

    ResponderExcluir
  25. Na verdade Luan, em algumas obras ele se mata, em outras ele apenas vai embora... Difícil dizer qual o verdadeiro final.

    ResponderExcluir
  26. eu gostei.amanha tenho prova sobre esse livro,e nao li ele pois nao tinha mais livro para pegar.espero que esse resumo me ajude na prova

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada, li o livro em inglês para uma prova amanhã, mas tinha ficado com algumas dúvidas . Thanks ;)

    ResponderExcluir
  28. kkkk La se vai mais um livro que eu iria ler para a escola vlw mesmo '-'

    ResponderExcluir
  29. mas não falou da parte que ele se suicida

    ResponderExcluir
  30. Legal , gostei fala de muita coisas...

    ResponderExcluir
  31. Caralho valeu agora n preciso mais ler esse negocio, tenho prova daqui a 2 dias e precisava de uma saída... Bom vamo ver se esse resumo ta certo, daqui a 2 dias eu volto falando se deu tudo certo hahaha

    ResponderExcluir
  32. Ja li o livro completo e adorei,esse resumo esta bem fiel e me ajudou em uma tarefa de escola kkkkk obg,Entrem em meu grupo,não irão se arrepender!Ah vários anos unindo Otakus e Gamers --- <3 --> discuções do tipo são bem vindas
    https://www.facebook.com/groups/otakuS2otome/

    ResponderExcluir
  33. A precisaria ser em ingles!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Adorei o resumo me ajudou mto, tenho prova desse livro e n estava mto interessada a ler ele

    ResponderExcluir
  36. É um grande resumo mesmo mt bom eu li o livro mas na me lembro de ler ke o monstro ia para a floresta e aprendia a falar e essas cenas.Bem como sempre na tenho atenção a leitura

    ResponderExcluir
  37. Gostei do resumo porque agora posso entender melhor o livro!

    ResponderExcluir
  38. tava lendo na p 34 pra escola no domingo e tinha que entrega segunda me salvou

    ResponderExcluir
  39. todo mundo morreu dahora a historia trabalho de escola desse livro kk

    ResponderExcluir
  40. Obrigado pela ajuda, eu moro no exterior e o trabalho é sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado pela ajuda, eu moro no exterior e o trabalho é sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  42. Gostei, muito bom.... Eu li o livro uns dois meses atrás e agora estou lindo o resumo para relembrar

    ResponderExcluir
  43. Ficou excelente amo esta historia já li,mas não consigo resumi-la obrigada.

    ResponderExcluir
  44. O post é de 2009 e eu aqui em 2017 lendo para fazer trabalho do livro sauhsuahsuashu Parabéns pessoal que fez o resumo, vcs devem ter uns 20 e poucos anos hoje em dia e nem lembram mais desse post, mas valeu

    ResponderExcluir
  45. como era o nome da mãe de elizabeth?
    ou não esta especificado?

    ResponderExcluir
  46. Adorei o resumo!
    Mas gostaria de saber em que parte a criatura salva uma menina da correnteza no rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não agente não vai fale é segredo para O próximo livro

      Excluir
  47. Adorei! Tô toda Orgulhosa! É a fama do "Sapão"! Acho que conheço o cara de algum lugar do passado,não estou entendendo O que aconteceu c/ Cristine! Será que é Labirintos'Bar? Hum...acho que estou me achando no meio desta bagunça aqui em casa! Muito bem pela redação!

    ResponderExcluir
  48. OBRIGADO.... tenho um debate desse livro amanhã e com esse resumo consegui pular boas paginas (so nao todas por causa q preciso dos detalhes)

    ResponderExcluir
  49. saudações colegas, eu venho em paz de 11 anos no futuro o obama saiu da presidencia dos eua e hj em dia no br o temer eh presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho do futuro para complementar que o Trump assumiu a presidência dos EUA

      Excluir
  50. Parabéns pelo resumo, me ajudou muito. Super objetivo e direto. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  51. quais os questionamentos que Victor Frankeinstein fazia sobre a vida e a morte?

    ResponderExcluir
  52. Perfeito salvou minha vida
    Skksks
    PARABÉNS 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  53. CARA ESSE RESUMO ME AJUDOU PARA CARAMBA
    ,PORQUE O ERA MEIO DIFICIL DE ENTENDER

    ResponderExcluir
  54. .









































































































































































































































































    TOMA AI BASTANTE ESPAÇO DESPERDIÇADO HAHA

    ResponderExcluir
  55. O que acontece com o outro irmão de Victor (já que ele tinha dois um o montro matou ) e o outro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o outro fica vivo entao os todos tecnicamente nao morem

      Excluir
  56. Gente do céu da até pra comentar nesse négócio kjkkkk, adorei

    ResponderExcluir
  57. Homem de ferro mata o thanos e morre no final

    ResponderExcluir
  58. wooou!!!oloko mano!vlw agora eu vou ter q copiar isso

    ResponderExcluir
  59. me ajudou muito tenho um trabalho pra fazer deste livro so vou copiar

    ResponderExcluir
  60. Um otimo resumo,estou estudando para minha prova kkk.

    ResponderExcluir












































































  61. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh






































































































































































































































































































































































































































































    ResponderExcluir
  62. e tenho prova agora sobre esse livro e esse resumo me ajudou demais

    ResponderExcluir
  63. vim do futuro pra dizer que nego ney vai dominar o mundo

    ResponderExcluir
  64. cara q ces acham de faze uma faccao da nota do cachorro caramelo e convence o governo p faze uma?

    ResponderExcluir